Ricardo Bak Gordon

ESCOLA SECUNDÁRIA PADRE ALBERTO NETO . Queluz


Ricardo Bak Gordon . photos: © FG+SG- Fernando Guerra

Integrado no programa de modernização do parque escolar, a intervenção na escola Secundária Padre Alberto Neto centra-se numa estratégia de reordenamento da paisagem da escola e na introdução de novas construções em diálogo com os edifícios existentes.
















A complexa implantação inicial, com edifícios e espaços exteriores assentes em diferentes coordenadas e geometrias, obrigou a um esforço de síntese, onde um espaço coberto/ praça longitudinal com sete metros de largura constitui a espinal-medula da proposta, coroada nos seus limites pela presença dos dois pavilhões novos que albergam as funções programáticas extraordinárias.
Nos novos equipamentos tem lugar espaços de auditório, biblioteca, salas de docentes, aulas laboratoriais ou ateliers de artes e ofícios.
A componente desportiva da escola foi largamente valorizada, com a reforma do edifício polidesportivo e com a revisão paisagística de todo o conjunto de campos de jogos ao ar livre.

Arquitetura. Ricardo Bak Gordon
Colaboração. Luís Pedro Pinto, Nuno Velhinho, Pedro Serrazina, Sónia Silva, Walter Perdigão
Localização. Queluz
Cliente. Parque Escolar EPE
Construção. Tecniarte / Novopca / JJ Tomé
Especialidades. F&C (Paisagismo), Betar (Fundações, Estruturas e Instalações Hidráulicas), Afaconsult (Instalações Elétricas, Telecomunicações, Segurança, Acústica e Térmica)
Áreas. 3600m2 de construção + 8000m2 de remodelação
Data. Obra 2010
Fotografias. FG+SG- Fernando Guerra


0 comentarios :

Publicar un comentario