Nuno Graça Moura

Edificação da Quinta Espírito Santo . Vila Nova de Gaia



source: Nuno Graça Moura

Seguindo a imagem das quintas de gaia propomos um recinto murado.
Em função do denso índice de ocupação previsto no PDM, propomos:
a) aglomeração das construções existentes;
b) consequente "libertação" de vasta área de espaço comum de paisagem para jardins de utilização colectiva, como elementos de qualificação / diferenciação do empreendimento;
c) o projecto é concebido para permitir faseamento.








Todo ele é modulado, visando flexibilidade na disposição de tipologias, como resposta a uma constante e crescente realidade mutável dos mercados habitacionais. De todo o modo procurou-se uma diversificação da oferta tipológica.
Os módulos habitacionais resultam introvertidos, voltados para pátios ajardinados, com particular preocupação pela privacidade e exposição solar ideal (maioritariamente sul/poente).
Os materiais propostos visam obter máxima relação de economia na construção e fácil manutenção.
Um denso maciço arbóreo de desenvolvimento vertical visa vedar visualmente o espaço em relação a uma envolvente contrastante, marcada, entre outros, por edifícios industriais.
Todo o complexo deverá aproveitar as construções existentes para equipamentos de utilização colectiva a definir com promotor (portaria e serviços de manutenção; clube residencial com bar, restaurante e sala de convívio; jardim de infância e espaço para terceira idade; pequena zona comercial diversa; piscina colectiva e parque infantil)



0 comentarios :

Publicar un comentario