Gonçalo Byrne Arquitectos

Centro Cívico Praça Eça de Queirós . Leiria

© João Morgado

Gonçalo Byrne Arquitectos . photos: © João Morgado . © olhArquitectura

À semelhança do que acontece na grande maioria das cidades portuguesas, são visíveis os sintomas de degradação do centro histórico da cidade de Leiria, traduzidos na coexistência duma população envelhecida com a desactivação e abandono de residências, actividades profissionais, etc., gerando um razoável número de vazios urbanos de abatimento e ruína.

© João Morgado

















Assim sendo, surgem como vitais para a regeneração urbana, o potencial que tais espaços residuais representam quer na fixação de actividades, quer na disponibilização do espaço público em áreas onde a sua presença é escassa.
Este edifício-praça aponta nestes dois sentidos, propondo a fixação de um equipamento misto com as vertentes de lazer e cultura, simultaneamente com a criação de uma plataforma pública que abre directamente sobre a Rua Direita.
Os dois volumes acima do solo, estabelecem uma massa construída de grande transparência para o interior do quarteirão, onde no topo da praça o envidraçado da cafetaria e centro de dia surge como uma tela, uma espécie de ecrã que reflecte a imagem do Castelo de Leiria, transportando-o para o interior desta praça.

Dono de Obra
Câmara Municipal de Leiria
Localização
Portugal
Datas
2003

INÍCIO E CONCLUSÃO DA EMPREITADA
Novembro 2010 - Outubro 2012
ÁREA DE CONSTRUÇÃO
585 m2

PROJECTO DE ARQUITECTURA
Gonçalo Byrne Arquitectos, Lda. – Arqt.º Gonçalo Byrne
2003 ESTUDO PRÉVIO
coordenação:
Alexandre Berardo
Carla Lima Vieira
colaboradores:
Susana Ventura
2008 PROJECTO BASE
coordenação:
Carla Lima Vieira


0 comentarios :

Publicar un comentario