Eduardo Souto de Moura

Estádio Municipal . Braga


afaconsult

O novo Estádio Municipal de Braga, da autoria de Souto de Moura foi construído para o Campeonato Europeu de Futebol - EURO 2004 tem uma capacidade para 30.154 lugares sentados cobertos. A forma final do estádio contempla duas bancadas, uma de cada lado do campo de jogo, com uma cobertura suspensa por cabos, que vence um vão de 200 m.
















Os cabos da cobertura têm uma curvatura única, sendo a sua estabilização à acção do vento garantida pelo peso próprio da laje em betão. O comportamento da cobertura foi verificado através de ensaios em túnel de vento recorrendo-se a um modelo rígido e um modelo aeroelástico.
A cobertura foi executada com elementos pré-fabricados, que foram colocados na respectiva posição por deslize de cada um deles ao longo dos cabos. Após posicionamento de todos os elementos nos locais adequado foi colocada uma camada de betão de solidarização “in situ”. Para drenar as enormes superfícies da cobertura foi definido que os traçados dos cabos apresentariam uma variação da flecha central apenas para um dos lados, garantindo-se deste modo uma pendente constante do bordo inferior das duas lajes da cobertura. Isto permitiu que a água da chuva seja drenada na extremidade de cada cobertura, caindo em cascata para duas bacias de recolha de águas separadas - com características arquitectónicas próprias - que possuem “canais” horizontais em aço inox, vencendo uma consola de 25 m e suportados por pilares de betão com alturas de 16,5 m e 3,2 m. Esta água é drenada pelo interior do pilar até ao sistema de drenagem local.
Muitos dos traçados das tubagens situam-se no interior dos montantes de betão armado. Ambas as faces destas paredes serão visíveis depois de concluída a obra, pelo que, é essencial uma coordenação rigorosa entre as instalações especiais e a estrutura.
Esta obra foi galardoada com o Prémio Secil de Arquitectura em 2004 e o Prémio Secil de Engenharia de 2005.


0 comentarios :

Publicar un comentario